MissioNEWS Revista de Missiologia Online Volume 1 – Ano 1 – Abril de 2009 Páginas 96-113 ISSN 0000-0000 Artigo: Paradigmas para entendimento e prática de uma missiologia integral que resulta numa evangelização contextual e transformadora Autor: Gedeon J Lidório Jr MISSIONEWS – Revista de Missiologia – Volume 1, Ano 1, Abril de 2009 – ISSN 0000-0000


Como agir missionariamente numa época tão voltada pra o intra,
para o particular, para as necessidades individualizadas?
O contexto envolvido no “mundo” de hoje, altamente secularizado e
hedonista é mais complexo para que a igreja atue do que em outros
contextos de missão que ainda permanecem com menor parcela de
influência do gene da pós modernidade; por isso é necessário
empreender uma leitura cultural séria, utilizando-se diversas
ferramentas como a Antropologia, Sociologia, Economia, Psicologia,
Pesquisas Geocensitárias, História, Marketing dentre outras para
estabelecer a base do conhecimento do perfil, mas também da
história, da movimentação intereligiosa antes mesmo da desistência
da religião ou da não opção por esta. Esta “leitura deve gerar uma
inteligibilidade da vida social” (BORDIEU: 1963).
Como ser uma igreja missional num mundo hedonista e marcado por
uma espiritualidade hipócrita e farisaica além de descomprometida
com o outro? Os desafios que a cultura brasileira impõe sobre a
espiritualidade cristã são tremendos principalmente no que tange a
separação entre uma espiritualidade sadia e a teologia. Tomás de
Aquino, no fim da idade média, propõe que o relacionamento com
Deus é algo separado do conhecimento mais intelectual, ou
sistemático a seu respeito, levando a teologia para uma categoria que
ela nunca pertenceu: apenas de ciência desprovida de relação íntima
com Deus e incapaz de provocar no ser humano um avivamento
amoroso em relação a Deus. Cria-se então um abismo que gera certo
conforto na ausência de cobranças sobre a preocupação com a vida e
vontade de Deus sobre a minha vida. Deus passa a ser um objeto de

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estudo e o relacionamento com ele algo para mentes menos
esclarecidas. Esta visão separa inclusive a própria teologia de uma
missiologia aplicada ao contexto, porque evoca um conhecimento
intelectualizado de Deus e assim, abrindo mão de um entendimento
prático da aplicação da intimidade com o próprio Deus estudado.
Quero propor algumas pistas para um entendimento mais
contextualizado da missão para que essa compreensão se transforme
em guia para uma ação missionária eficaz e eficiente que glorifique a
Deus e cumpra sua vontade – isto é missões!
Em primeiro lugar, quero declarar que há uma guerra em
andamento, uma batalha que está sendo travada e que tem o poder
de confundir muitos e levar outro tanto para a oposição de que a
batalha realmente exista. Não é uma luta contra carne e sangue, mas
é uma batalha espiritual – aqui faço devidamente uma ressalva de
que por espiritual não quero dizer astral, quando “saímos do corpo”
como se houvesse a possibilidade de uma batalha puramente no
mundo invisível – porém, é uma batalha visível no dia a dia,
participamos dela o tempo todo, sentimos no corpo, na mente e no
coração as setas vinda do campo do inimigo e é uma luta conta o mal
estabelecido. Paulo argumenta coerentemente em Efésios capítulo 6
sobre a batalha em que o crente está inserido e diz que lutamos
contra os kosmokratoras (a expressão que ele usa em Efésios 6.11 e
12 é: “dominadores deste mundo tenebroso” que, traduzindo para
uma realidade mais próxima do nosso entendimento, seriam aqueles
seres que planejam e sabem como fazer o mal, tendo informações
detalhadas para um planejamento estratégico do mal que envolve
nossas vidas em suas íntimas considerações – são os burocratas do
mundo maligno que fazem os planos de destruição de tudo o que é
bem sobre a terra trazendo injustiças, desvios, corrupções pessoais e
estruturais e tudo o que pode em longo prazo redundar em benefícios
para que o mal prevaleça.
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Imaginamos que a batalha espiritual aconteça sempre no “mundo
espiritual” e então tentamos empreender somente ações espirituais,
mas a grande confusão reinante traz justamente um grande mal para
a batalha, pois guerreamos a guerra certa com as armas erradas.
Neste contexto de guerra é fácil cairmos em tentação de
espiritualizarmos (ou talvez de levarmos a batalha para um terreno
onde ela não poderá acontecer) toda a missão que nos está proposta,
entretanto, Efésios 6.20 coloca nosso pé novamente no chão e
devemos então enxergar corretamente isso – Paulo está numa prisão,
algemado, limitado, sozinho, abandonado, se sentindo vil e
desprezado – mesmo assim ele deseja sair da prisão para abrir sua
boca e proclamar o nome de Cristo entre as pessoas. Isso nos lembra
então que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas é pela
libertação da carne e do sangue – é uma luta contra a injustiça,
contra os falsos relacionamentos, contra a deturpação da verdade e
conseqüente levante para o erro, contra a falsidade, contra a
hipocrisia, e tudo isso num nível muito mais íntimo do que
gostaríamos, porque a luta principalmente ocorre e acontece entre as
paredes do meu e do seu coração – aí as batalhas são travadas e as
vitórias alcançadas e as derrotas vividas.
Não imaginamos que a batalha possa ocorrer desta forma. Imagine
que em diversos setores e segmentos da vida humana são atingidos
por um mal que os corrompe e por isso pensemos que a nossa ação
deve ser de “expurgar” o mal que há nestas áreas. Empreendemos
reuniões de oração, palavras de ordem são ditas, decretando a
falência do mal e muito mais tem sido feito.
Sinceramente, porém, penso que muito mais precisa ser feito. A
sincera vida com Cristo requer mais que isso, mais que palavras,
requer mudanças e estas são radicais. Há um conjunto de pessoas em
determinado setor – tomemos a política como exemplo. Este setor da
vida humana é revestida de regras do jogo, que imperam acima até
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mesmo das leis da ética e moralidade. Há uma estrutura em jogo e os
jogadores não estão dispostos a abrir mão dos benefícios deste meio
de vida. A corrupção muitas vezes é meio de vida. A palavra em
grande parte do tempo é apenas uma convenção. A amizade é vista
como referência de onde se está e, portanto mutável. A mudança dos
ideais tem mais a ver com o que se pode conseguir por isso do que
com a defesa de necessidades de uma sociedade que se representa. E
muito mais... Com o intuito de melhor tudo isso podemos
empreender uma guerra no mundo espiritual, porém somente isso
não surtirá efeitos coerentes e duradouros. É preciso juntar forças e
estabelecer transformações. Os corações dos envolvidos devem ser
transformados. A ética precisa ser recolocada no lugar correto e a
palavra tem que valer como sim, sim ou não, não. Para que tudo isso
aconteça orações e palavras de ordem somente não bastam – Deus
nos fez “sal” e “luz” do mundo não para que gritássemos impropérios
conta o mal simplesmente, mas que transformássemos a realidade
onde estamos inseridos.
Nossa vida, nossa nação, nosso mundo precisa de ação espiritual de
crentes que oram, que jejuam, que se incomodam e choram ante a
ação do maligno, mas também de crentes que agem, influenciando
pessoas a pensar corretamente, influenciando setores a modificar
ações que tendem para o mal, crentes que sejam agentes de
transformação de realidades, olhando para o que a Bíblia sempre tem
a dizer, formulando e agindo contra toda e qualquer forma de
maldade e impiedade.
Oscar Cullmann diz que “já foi ganha a batalha decisiva. A guerra,
porém continua até o dia da vitória” (Salvation in History, citado no
Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento). Esta
guerra iremos sempre travar espiritualmente, mas com os pés no
chão (leia novamente Efésios 6.20 e veja onde Paulo estava ao
escrever sobre este assunto) e nossas ações de santidade valem tanto
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quando nossas ações, pois Deus usa de nossas ações para autenticar a
verdade que sai de nossos lábios.
O professor Jun Vencer em seu seminário sobre Jeremias 29 (A
Transformação da Cidade – material colhido em aula de pós
graduação na Faculdade Teológica Sul Americana, Londrina, PR)
propõe que este mal, estabelecido por Paulo em sua carta aos cristãos
de Éfeso e demais igrejas da época, interage e age diretamente nas
estruturas as quais corrompe e degenera, trazendo dor, maldade,
dolo, injustiça e muito mais.
Existem realidades invisíveis e forças espirituais que influenciam
eventos históricos, assim estruturas que não são boas ou más,
influenciadas por estas realidades invisíveis se tornam estruturas
demoníacas; de opressão, tirania, medo e injustiças. A evangelização
e a vida cristã normal requerem uma igreja que encara o mundo
visível com suas necessidades, mas também o mundo invisível que
modifica o bem em mal corrompendo as estruturas e agindo
diretamente com elas e através delas.
Estes elementos malignos formam uma rede em oposição ao reino de
Deus, liderados pelos kosmokratoras que citei anteriormente.
Jun Vencer em sua aula na FTSA mostra que o “mal estrutural” gasta
por ano mais de 9 trilhões de dólares, com financiamentos de crimes,
armamentos militares, fraudes financeiras, apostas, crime
organizado, alimentos perdidos para pragas urbanas (ratos, por
exemplo), tabagismo, sonegação de impostos, drogas ilegais e roubo.
Isso é 32% do produto interno bruto mundial. Segundo o professor
Jun Vencer se este valor fosse reduzido para 6% sobraria dinheiro
para abrigar todos os pobres do mundo com moradia, educação,
comida e água.
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A pergunta que deve ser feita nesta altura é: Será que ser “sal da
terra” e “luz do mundo” se destina somente as tentativas de “salvação
de almas” ou será que estas duas condições do cristão, o colocam
como um agente de transformação de realidades?
Mesmo entre aqueles que crêem na primeira parte, a salvação de
almas para o mundo espiritual requer um entendimento correto do
contexto onde estas pessoas estão para que a contextualização do
evangelho seja feita e, além disso, o trabalho não será frutífero a
menos que a Igreja avance contra as portas do inferno que não
resistirão a ação de Cristo que a constrói!
Fazer missões é, de maneira bem simples, cooperar com Cristo na
construção do seu Reino – assim, o Reino de Cristo, que é opositor
direto do reino deste mundo será fator preponderante para a ação
missionária da Igreja e quando esta age, o reino das trevas não
prevalece. O prevalecimento deste mal acontece na justa medida em
que nos calamos, omitimos nossa vida da vida do mundo pensando
que seremos contaminados – o contrário é a verdade: nós fomos
chamados neste contexto secularizante justamente para ajudar na
transformação desta realidade: isso é missões!
Quero analisar alguns temas importantes para entendermos melhor
sobre esta dominação tenebrosa de todo um contexto sócio-cultural,
olhar de frente estes assuntos e compreender um pouco mais o
campo de nossa missão num mundo cada vez mais pós-moderno.
Vejamos:
O mal na política
O sistema estruturalmente influenciado e planejado pelo inimigo traz
sobre a política uma ação de injustiça e opressão muito comum em
tantos recantos do Brasil e fora dele. O mal também triunfa num
planejamento da perda de liberdade básica, mudando para uma
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liberdade corporativa, ou seja, somos e fazemos aquilo que se espera
de nós, na instituição de uma tirania malevolamente bem conduzida
que se traduz em corrupção, dinastias de poder e muito, mas muito
nepotismo.
As estruturas do poder, da ação governamental e do próprio povo
inserido, estão corrompidas e jazem no maligno. As leis, as políticas
de ação, as constituições tendem a favorecer este ou aquele
grupamento, negociando em favor da facilitação para uma melhoria
de vida para alguns que detém o poder e a oportunidade de
controlarem em detrimento da desgraça e perda de esperança de
quem sempre se encontra com as mãos vazias.
A igreja, principalmente a nossa, brasileira, está acostumada a
enxergar governo, política e administração estatal como sendo um
mal necessário e tem tido a tendência de não enxergar como possível
uma transformação nesta área. Muitos cristãos, daqueles que se
arriscam a “fazer política” vão para o meio dos “lobos” tão mal
preparados, com tamanha sede corporativista para defender os
direitos evangélicos que muitas vezes não conseguem transpor a
barreira da insignificância política, transformando uma situação
difícil em algo pior, onde os votos e as ações são para um grupo,
beneficiando poucos em detrimento de muitos e assim, não
conseguem ser suficientemente sal e luz para transformar esta área
tão importante da nação.
Alguns outros, pensando na política apenas partidária, nem sequer
notam que a verdadeira arte da política está em se colocar em lugares
onde as decisões ocorrem como é o caso dos conselhos que atuam na
cidade, nos estados e em todo o país. Os conselhos, as associações, as
representações tudo isso é o que podemos fazer, como cristãos,
mesmo que não sejamos “políticos profissionais”, eleitos e pagos,
para que a justiça e o reino de Cristo venham em primeiro lugar, para
que todo o restante seja acrescentado.
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O mal na cultura social
A secularização e decepção com o sagrado têm gerado um contexto
de extrema instabilidade, muita alienação e falta de esperança na
sociedade moderna (pós-moderna?). O racismo cresce a cada dia
munindo também um classismo criando verdadeiras castas sociais,
buracos na camada de vivência sócio-cultural através de uma
discriminação generalizada, onde os que têm sobrepujam os que não
têm e os que são muitas vezes esquecem-se de realmente ser! Os
vícios têm alienado milhões, causado não só uma dependência, mas a
necessidade de conhecer novas formas alienantes. A criminalidade,
que para muitos é “fruto de uma sociedade corrupta e corruptora”
avassala principalmente as grandes cidades, mas não deixa de estar
presente até em sociedades mais ou menos rurais, gerada pela
iniqüidade que transparece não como mal, mas como libertação de
uma vida repressora da religiosidade. A imoralidade grassa em
meio à comunidade, família e vida, causando erosão nos valores e
princípios antes marcadamente estabelecidos. O crescimento da (ou
descobrimento de...) escravidão em vários cantos e recantos no país
nos leva a pensar nas prisões onde homens e mulheres, culpados e
inocentes, convivem na maior escola de criminalidade que o ser
humano criou – as cadeias. As artes, o entretenimento, a literatura
estão tremendamente contaminados com obscenidade, destruição de
valores antes estabelecidos e marcas (e marcos!) hoje mal definidos.
Na saúde, o ser humano inserido na sociedade moderna, luta contra
grandes epidemias como AIDS e outras, mas também contra a
injustiça do próprio sistema que beneficia, exclui e danosamente leva
para uma sobrevida aqueles que não possuem.
A igreja brasileira sofreu durante bastante tempo com esta exclusão
da cultura própria da sua prática religiosa, como se tudo o que fosse
genuinamente brasileiro fosse carnal, pecaminoso e contaminante.
Na década de 50, violão não era instrumento de adoração, mas de
boemia; a guitarra instrumento do Diabo, o “pai” do rock; a bateria
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trazia desarmonia ao culto como barulho inadequado; as palmas e
alegria não deviam ser demonstradas com muito ênfase, devido a
emocionalismo em excesso... e assim, as músicas, o ritmo, a vida, os
costumes, as muitas manifestações culturais eram tidas (e ainda são
nos dias de hoje em muitas lugares!) como demoníacas.
O evangelho é supracultural, ou seja, ele é aplicável a qualquer
pessoa em qualquer contexto cultural e isso deveria servir para nós
como bússola para uma igreja evangélica culturalmente definida e
socialmente relevante.
Como seria a cara de uma igreja genuinamente brasileira?
O mal na religiosidade
O ser humano moderno, vivendo sobre a égide do hedonismo extrai
daí o relativismo, pois transforma todos os seus parâmetros em
meras referências religiosas que necessariamente não tem a ver com
a vida comum. O senso comum da vida religiosa tem sido modificado
alterando o centro dela – a divindade não está mais no centro, no
lugar da adoração, mas a necessidade pessoal, individual assume o
controle. Os fiéis se transformam em meros clientes, ora satisfeitos,
ora não, e assim modificam o status da religião e a coloca como
produto a ser consumido – daí, a idolatria toma lugar, onde sou eu o
centro da religião e não aquele ser que eu deveria adorar. Qualquer
coisa que retire Deus do centro da vida é idolatria. A espiritualidade
toma conta até mesmo da vida agnóstica, pois o que vale é ter fé. A fé
simplesmente como fim em si mesma – a fé na fé – apegue-se a sua
fé, diriam alguns. A sensação da perda de uma religiosidade mais
profunda leva o ser humano moderno para o ocultismo e
nominalismo; perguntas sem respostas, formalismo religioso,
legalismo e várias formas de tradicionalismo religioso levam a
incoerência e muitas vezes até a violência, perseguição, desprezo,
afastamento e reclusão. A religião tem sido em diversos sentidos uma
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das formas de opressão do ser humano, onde Deus é substituído por
tiranos que se auto intitulam governantes com uma nova visão a ser
implantada.
A intimidade com Deus está sendo substituída por um conceito de
“comunhão desprovida de relacionamento profundo”, uma
espiritualidade aproveitadora e utilitarista, onde Deus é o “grande
provedor”.
O cristianismo e a cristandade cada dia mais estão separados e
parece não tão distante o dia em que as palavras do apóstolo João no
Apocalipse, em que Jesus, do lado de fora, bate na porta e diz querer
ter comunhão com sua igreja, mas este nem o percebe. Parece que
estamos criando um cristianismo onde Cristo não é mais o centro,
mas o ser humano e suas necessidades.
O mal na economia
Dinheiro e materialismo, exploração, trabalho injusto, ganância,
usura, trabalho infantil, consumismo excessivo, massificação da
pobreza e tantos outros fatores são drasticamente o retrato da
sociedade atual, onde um abismo se abre entre as classes sociais.
O dinheiro, a própria Bíblia adverte, não tem mal em si, mas o amor
por ele trará males que mascara a prosperidade com a capa da
elegância e da bênção. O dinheiro gira a produção e a produção move
o mundo como o conhecemos e este mover é um trator que nivela e
estraçalha a vida, transformando uma paisagem ondulada, cheia de
entradas e saídas numa grande avenida asfaltada, sem vida, sem
esperança. As formas de opressão, de maus tratos e de
renovadamente inventar maneiras de roubo, desvio e corrupção tem
sido grandes marcas do mal que está por trás destas estruturas,
gerando incertezas, modificando a esperança em alienação e tirando
a cor da própria vida.
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O mal na mídia
A mídia é orientada para o negócio, ou seja, o dinheiro, fama e status
é o que conduz as escolhas e demonstrações, exposições e omissões.
Ela, a mídia, tem um papel importante na formação do povo
brasileiro, que facilmente aprende com histórias, com narrativas. A
condução das tramas é um legado da audiência, onde se põe e se
dispõe de maneira direcionada, pela oscilação de público. A
condução das ideologias se torna uma ferramenta de controle vital e
aumento e disseminação de uma sensualidade exageradamente
aberta, além de que tudo parece favorecer o rico, o poderoso.
A mídia não é um “demônio”, mas é constantemente demonizada e
tem o intuito de moldar o pensamento para gerar um estimulo que
leve ao consumo, a libertinagem, a necessidades que nem
sonhávamos em ter e soluções para estas que foram criadas.
O mal na educação
A educação tem se tornado um palco de neutralidade de valores, sem
realmente querer influenciar de modo positivo nem negativo e assim
então acaba transformando estudantes e educadores em peças
comuns de um maquinário tremendamente pesado e indolente,
trazendo sobre uma letargia fora do comum, uma acomodação e
deficiência na acertividade e condução de vidas de maneira ativa. É
unilateral o ensino, numa filosofia educacional secularizada que
traduz um racionalismo científico que busca um sucesso
individualista favorecendo o secularismo, a decepção e o desprezo
pelo que é comunitário trocando tudo por um corporativismo que
favorece o rico, o influente, o tirano.
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O mal na ecologia
O desmatamento e a condução dos ecossistemas são o fruto de abuso
dos recursos naturais que levam a desastres naturais, onde a
natureza apenas responde diante de tamanho desprezo e falta de
respeito e cuidado. A atmosfera poluída favorece a disseminação de
doenças piorando a qualidade de vida daqueles que optam pelas
grandes cidades.
O mal na personalidade e na alma do ser humano
Todas as ações maléficas que citei acima, nas áreas de convivência e
necessidades humanas engendram a má formação da personalidade
humana; não são causadoras, mas o pecado que invade a vida e alma
do ser humano o coloca naturalmente ao lado do mal – na queda
fizemos uma escolha, escolhemos a independência de Deus e assim
uma vida que vai na contra mão de sua vontade. Portanto, todas estas
estruturas são movidas por pessoas e pessoas caídas.
O mal na família
O propósito divino para a família, de fazer com que o ser humano
experimentasse o mais alto ideal de união, comparável por Paulo a
união de Cristo com a Igreja, quando ele fala da relação existente
entre o marido e a sua mulher se perde ao caírem nos nossos
primeiros pais e parece a nós, olhando do prisma do pecado e da
sujeição de nossas vontades à carne e aos desejos, que a família não é
mais uma idealização correta e boa para o ser humano. Casamentos
mal resolvidos, uniões mal construídas, relacionamentos que se quer
mais e não se dá mais, maridos que não querem ser homens e
mulheres que não desejam mais o ser feminino, como se a diferença
fosse gritantemente errada, pois o mundo moderno quer ver a
“igualdade” não na conformação cada qual com sua personalidade,
mas no traçar de um ideal de massificação da sexualidade e todos
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precisam, a custo de não reter suas pessoas, serem iguais,
eliminarem as diferenças, como se estas interferissem no
relacionamento, criando seres andróginos, desprovidos de beleza
única e transformando a família – uma união de diferentes para a
glória de Deus – em um conglomerado de decisões sutis e
psicologicamente pensadas para que cada um exerça seu papel na
engrenagem, sem falhas, sem perdas, sem defeitos – como se fosse
possível! Diante deste ideal criado por uma sociedade “moderna” o
ser humano se vê fracassado ante o paradigma que tenta quebrar,
pois há uma impossibilidade em nos transformar na imagem do
outro – Cristo quer, desde a muito tempo, desde a criação, nos
transformar na sua (do próprio Deus!) imagem e semelhança.
A perda do ideal familiar em detrimento de uma felicidade ganhada a
custa de muita negação; a destruição dos paradigmas da educação de
filhos, onde estes se tornam mandantes na estrutura familiar e seus
desejos precisam a todo custo serem supridos; a crescente e
avassaladora transformação de família em fragmentos e estes
pedaços não são peças que se encaixam, mas que tentam, sem saber
porque e como, sobreviver por si só.
Toda esta visão deve gerar em nós compaixão e este amor
direcionado transformado em ações práticas de nossa parte. Aí entra
o testemunho da Igreja, de cristãos que, entendendo sua realidade
sabem o que devem fazer.
O testemunho
Paradigmas não devem ser entendidos como apenas uma situação a
ser quebrada, mas como um modelo para decisões posteriores e
podemos então falar que é um modelo de interpretação –
interpretação do mundo que nos cerca, das suas estruturas e das
ações que ousamos ter.
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A pergunta inicial precisa ser respondida todos os dias: como ser um
povo missionário em meio a um mundo tão secularizado e que tem as
suas estruturas modificadas pelo pecado, pelo mal, pelo inimigo?
Quais implicações estes paradigmas trarão sobre a vida que tenho
diante de Deus, no dentro do corpo de Cristo e no meio do mundo?
Mateus 5.13 – “Vós sois o sal para a terra” – a
integralidade da missão
A mensagem de Jesus em seus sermões do monte explicita seu desejo
para com seu povo e a missão designada para eles – que vão e dêem
fruto e o fruto permaneça, porém mais que regras ou mandamentos
estes princípios revelados nos discursos do Mestre demonstram a
vontade de Deus da restauração e reconciliação consigo mesmo de
todas as coisas. A partir da idéia do “sal da terra” Jesus estende o
plano da redenção a toda criação (e não apenas o ser humano!), por
isso, o “sal da terra” necessita ser entendido como “sal para a terra”,
de maneira mais inclusiva, que abrange não somente a proclamação
do Evangelho de salvação para o ser humano, mas a integração da
vida do povo do reino com a restauração e reconciliação de todas as
coisas com Deus, tanto na apresentação de uma mensagem salvadora
como na prática de cuidado integral, na atuação de soluções para os
problemas humanos, seus males, seus conflitos, seus psiquismos,
suas alienações – este é o ministério dos súditos do Reino de Deus.
Ser sal para a terra é abençoar a criação e não apenas salgá-la para
não apodrecer; é dar novas possibilidades e não apenas dar sabor
diferente. A santidade está implícita neste ensino, pois, se o sal para
a terra vier a ser desqualificado para nada mais presta senão
permanecer onde está, mas sem o propósito de abençoar – o sal
então passa a ser apenas terra, lugar pra se pisar, fica sem sua função
inicial – a de fazer diferença no lugar onde se está colocado. Ser sal
para terra, portanto, é glorificar o nome de Deus através de uma vida
qualificada e transformadora, uma vida que se insere no contexto da
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própria criação, alcançado-a e trabalhando em sua restauração e
reconciliação com Deus e tudo isso sem perder o sabor, sem perder a
vida, sem perder a fidelidade para com o Senhor.
v.13 – “Vós sois o sal para a terra”
Vós sois o sal para terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe
restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado
fora, ser pisado pelos homens.
Não há de se entender Redenção ou mesmo a Missão ou sua ação
missionária essencial na evangelização sem que se atente para o
plano geral (e maior!) de Deus em relação a todas as coisas criadas: a
expectativa da Revelação de Deus é fazer o ser humano entender que
tudo foi criado com um propósito que é de dar glória a Deus e não
apenas o ser humano. Tendo então a criação como um todo o
objetivo de glorificar o nome de Deus, é necessário pensar na função
da Igreja em salgar a terra de maneira mais inclusiva do que existe
hoje, talvez até mesmo numa digressão, estabelecer novos conceitos
pelos quais fortalecer a fé e despertar ações a caminho de uma vida
cristã mais autêntica, holística e em consonância com o plano e
propósito de Deus para a própria criação.
Em Gênesis 1.26 a 2.17, enxergando o texto pela ótica da Missão de
Deus, podemos destacar alguns pontos:
A humanidade criada foi feita à imagem e semelhança do seu Criador
(v.26 e 27), foi abençoada por Deus (v.28) e Deus mesmo diz que
tudo foi criado perfeito e bom (v.31); nas palavras de Derek Kidner
“abençoar não é só conferir uma dádiva, mas também uma função
(conforme 1.22; 2.3) e é dessa função que estamos pensando aqui
neste texto. (1985, p.16).
Qual o objetivo da natureza? Ela foi criada por Deus para manter e
preservar a vida do ser humano – “todas as ervas... de toda a terra...
todas as árvores... todos os animais da terra... todas as aves do
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céu... todos os répteis da terra... lhes será por mantimento” (v. 29-
30). Para sua própria preservação, a humanidade recebe de Deus a
bênção, ou seja, a bênção funcional de cuidar de toda a natureza –
“Deus... colocou (o ser humano) no jardim... para o cultivar e o
guardar” (v.15).
A preservação mútua da vida – da humanidade e de toda a criação
além de serem interdependentes faz parte do plano do Senhor para
que a sua glória venha a ser manifestada – ou seja, para que a Missão
de Deus seja cumprida por ele mesmo.
Com a queda a terra se torna maldita (Gênesis 3.17) por causa do
pecado, mas mesmo após a queda enxergamos nos relatos que Deus
permanece ligado ao seu propósito primeiro: glorificar o seu nome
através do seu plano com a criação. Deus re-estabelece esta verdade
em Noé – “Estabeleço a minha aliança convosco (com o ser
humano)... para perpétuas gerações” (Gênesis 9.9-12).
Depois da generalizada corrupção do ser humano que tem por fim a
história de Noé (Gênesis 6 a 9) e com a ampliação da corrupção em
Babel (Gênesis 11) Deus espalha as famílias pela terra (Gênesis 11) e
chama a Abraão, para que o povo formado através dele fosse bênção
para “todas as famílias da terra” (Gn 12.3); Deus não mudou seus
planos e continua com o mesmo propósito: abençoar a humanidade
com sua manifestação, revelação e bondade para que a sua glória seja
manifesta e toda a terra seja invadida com a sua glória.
Os verdadeiros filhos de Abraão (Jesus declara que são aqueles que
são chamados pela fé como o crente Abraão) agora são denominados
pelo próprio Senhor de “sal da (para) terra” (Mateus 5.13).
Analisando exegeticamente este versículo chegaremos a uma
conclusão no mínimo espantosa. Vejamos:
O sal, referindo-se provavelmente ao cloreto de sódio retirado de
perto do Mar Morto, um pó branco que muitas vezes permanecia
misturado a outros produtos, era conhecido de qualquer um dos
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ouvintes de Jesus. Fala-se muito das propriedades preservadoras do
sal ou mesmo da função de dar sabor às comidas. O contexto da
análise lingüística, porém, sugere que antes de mais nada se deve
levar em conta a “propriedade estimulante do sal, como fertilizante.
Esta idéia é mais edificante do que atrasar a putrefação. Jesus não
veio para evitar que o mundo entrasse em putrefação, mas, sim, para
salvá-lo (João 3.17) e dar vida em abundância” (DITNT, 1983, p. 332-
338). Encontramos ainda que o sal deve ser encarado aqui como
“condimento que tem a função de ressaltar a qualidade do alimento
ou do solo” (1983, p. 332-338).
A melhor tradução da frase seria, portanto: “Vós sois o sal para a
terra”, pois a terra (tes ges – grego Koinê) está como genitivo
objetivo indicando que o sal da questão deve ser pensado como
propriedade para a terra.
A palavra terra (ge) aqui empregada denota mais a questão
geográfica do que política e geralmente é utilizada para distinguir o
céu (ouranos) da terra (ge), obviamente diferente de mundo
(kosmos) onde a ênfase são as pessoas, ou o lugar de habitação delas,
num significado mais religioso ou filosófico.
Juan Mateos argumenta que moiranô (falando sobre o sal se tornar
insosso) refere-se a Mateus 7.26, principalmente na questão de ser
néscio aquele que ouve as palavras de Jesus e não as pratica. Assim,
“a comunidade que em sua prática trai a mensagem não tem
nenhuma razão de existir” (1983, pg 62, 63).
Orlando Boyer diz que Jesus “proferiu estas palavras afastado das
multidões (cf Mateus 5.1), mas com o alvo de abençoá-los por
intermédio daqueles a quem ensinava” (1969, p.84), seus discípulos.
Sendo que Deus tem a sua Missão (glorificar o seu nome) e tem um
povo da Missão, seus discípulos, desde o princípio, quer seja na
criação, no mandato cultural, nas alianças, no chamado de Abraão,
na vinda de Jesus, na formação da Igreja ele continua querendo a
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mesma coisa: que nós, os que foram separados por ele e para ele e
que somos constituídos de material diferente da terra que nos cerca
(o sal é uma substância diferente da terra) precisamos exercer a
função de salgar a terra, abençoando e não apenas dando sabor, ou
preservando-a da podridão. É necessário ser mais positivo no alcance
do sal para a terra, pois o que está implícito no texto é justamente a
produção de vida que depende da utilização do sal corretamente, sem
sujeiras que possam desqualificá-lo.
Então, ser sal para a terra tem uma resignificação a ser feita: ser sal
é ser mais que um pregador, é ser mais que um defensor da sã
doutrina, é ser mais que um apologista de Deus, é ser mais que um
denunciador profético dos males e corrupções do mundo, é ser mais,
muito mais; é ser alguém comprometido com o Reino de Deus de
maneira que as ações de salgar a terra perpassem a nossa própria
conduta como servos do Reino e nossas ações sejam inclusivas e não
exclusivas. É ser ativo no compromisso com a restauração da vida e
não somente com a pregação de um evangelho alienante que só faz
sentido dentro das quatro paredes das igrejas. É enxergar os sinais
do reino de Deus, dentro e fora da igreja e persegui-los, e quando os
alcançar promovê-los para que o Reino de Deus seja ampliado e as
bênçãos deste reino alcancem o que Deus planejou alcançar deste o
princípio: toda a sua criação sendo restaurada para a glória dele
mesmo.
Que Deus nos ajude a encontrar na vida de Cristo em nós a condição
verdadeira de sermos sal para a terra e luz para o mundo!
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* Gedeon J Lidório Jr é pastor e missionário presbiteriano e atua
como professor de Antropologia e Missões na Faculdade Teológica
Sul Americana em Londrina, PR.