OS BEM-AVENTURADOS






As Bem-Aventuranças de Jesus aplicadas às nossas vidas


Mateus 5:1-12


O sermão da montanha foi dirigido em geral à multidão e aos discípulos em particular. A multidão era de admiradores do Reino. Os discípulos eram os cidadãos do Reino. Os súditos do Reino deveriam entender que a religião é muito mais interior do que exterior.


A Bem-Aventurança na vida discípulo torna-o:


- É isento de pretensões: “Bem-aventurados os pobres de espírito (humildes)” (v3). Esses são os que nada vêem em si que justifique confiança em seus méritos e por isso erguem os olhos e suplicam por Sua graça e misericórdia.


- Reconhece as suas impiedades: “Bem-aventurado os que choram” (v4). Convencidos de suas próprias faltas, sentindo os pecados e tristezas que elas provocam, reconhece que Deus enxuga as suas lágrimas.


- Distingue-se pela paciência: “Bem-aventurados os mansos” (v5). Não revida as ofensas do inimigo; sabe suportar os insultos e as injúrias com o espírito que as suportou o seu Senhor e Mestre.


- Anela pela santidade: “bem aventurados os que tem fome e sede de justiça” (v6). Jesus é a nossa justiça. Deseja-la ardentemente, é sentir a revivência divina da santidade, da vida e do amor.


- Sente o sofrimento alheio: “Bem-aventurados os misericordiosos” (v7). Assistir aos que está necessitado, ter atitude caridosa para com os que lutam com as suas fraquezas.


- É puro de sentimento: “ Bem-aventurados os limpos de coração” (v8). Deus quer fazer morada no coração do crente, mas não pode coabitar com a impureza, feliz é aquele que pode ver a Deus quando olha para dentro de si.


- Promove o bem estar: “Bem-aventurados os pacificadores” (v9). Pregar o evangelho é promover a paz entre os homens.


- Sofre pelo evangelho: “Bem-aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça” V10-12. Participar dos sofrimentos de Cristo é arrolar-se na galeria dos santos e mártires aos quais foi prometido o reino dos céus.

fonte google