A inveja de Satanás


Quando Satanás viu todos aqueles preparativos para a chegada do novo ser que iria ocupar tão excelente posição, desejou tal posição para si. Fez cálculos e achou que para adquirir a semelhança do Altíssimo, pois é um posição superior a de anjos, deveria subir. Ele se enganou RE-DON-DA-MEN TE. Deixou seu principado, a posição para qual foi estabelecido, ou seja, a sua função de segurança, e lançou-se na empreitada de se assentar no monte da congregação nas extremidades do norte.
Quem quer pão? Ouvimos meu marido perguntar com entusiasmo.
Esta oferta se apresentou um tanto estranha. Houve até uma hesitação em atendermos à oferta.
Ele tem prazer em nos ver comer algo que ele mesmo tenha preparado. Vez por outra vai para a cozinha e prepara uma ‘mistureba’, até muita gostosa, que chamamos de “gororobinha” do pai. Mas, era algo inteiramente inusitado nos oferecer pão.
Passado o momento de desconfiança, saímos da sala onde estávamos e fomos ao seu encontro. Nossa desconfiança se revelou autêntica.
Cadê o pão pai? Perguntou meu filho.
- Gostaria de continuar aquele assunto que começamos sobre Satanás. Falou ele com os olhos bem abertos, um sorriso maroto na face e a Bíblia aberta na mão. – A Palavra de Deus é pão, e está bem aqui na minha mão. Quem quiser se servir é só tomar assento numa destas cadeiras. Ensinei a vocês que Satanás quis a semelhança do Altíssimo, e agora quero que vocês saibam POR QUE SATANÁS INTENTOU ALCANÇAR A SEMELHANÇA DO ALTÍSSIMO.
Fui a primeira a sentar.
Minha filha com os olhinhos cerrados e o canto da boca puxado para a direita disse: - Muito esperto isso, pai. Vou tomar assento.
Parecia estar zombando do termo: tomar assento.
- Ouvi um pregador dizendo que o orgulho o fez cometer este erro, pai. Disse nosso menino se assentando também.
- Isso pode até ser verdade, filho, veja o que a Bíblia diz sobre ele, falou meu marido mostrando a passagem bíblica de Ezequiel 28:12 e 13 “Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados” ( Ez 28:12 -13 ). O próprio Deus diz que Satanás era perfeito em formosura! Tais adjetivos, possivelmente despertou o orgulho de Satanás, a Bíblia também demonstra que Satanás morreu de INVEJA!
O QUE? Perguntamos em coro.
- A inveja matou Satanás, ou seja, o separou de Deus.
Fez-se o silêncio.
- Vou explicar para vocês passo a passo. Falou ele abrindo a Bíblia bem no começo. Dava para perceber que era o livro de Gênesis.
- Leia aqui filha, em alto e bom som. Disse ele para a menina que atendeu com satisfação.
- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...
- Somente até aí, filha, -disse meu marido interrompendo a leitura. - Vocês perceberam neste versículo alguma coisa que Satanás desejou? Perguntou, levantando e abaixando as sobrancelhas rapidamente.
- A semelhança, - respondi. – Tá começando a fazer sentido.
- Pois é. Quando Deus disse: -Façamos o homem, os anjos já existiam e ouviram O GRANDIOSO PROJETO de Deus. Imaginem vocês... Justamente o anjo perfeito em formosura, sábio e coisa e tal, que foi designado para guardar o Éden. Quão grande seria este projeto! Digam-me: de quem ele iria guardar o Monte Santo se nem o diabo existia ainda?
- Só podia ser de anjos, né pai? Respondeu nosso filho sob forma de pergunta.
- Isso mesmo filho! - Concluiu ele. A semelhança do Altíssimo era algo que estava oculto até que Cristo inaugurou a igreja. Nem mesmo os anjos sabiam direito desse assunto. Veja o que diz Romanos 16:25 "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto". – O mistério foi estabelecido antes mesmo de ser criado o homem. Se o mistério decorria do projeto de Deus, segue-se que tal projeto estava oculto dos anjos.
- O que muita gente precisa perceber é que esta profecia de Gênesis tem dois tempos distintos: Façamos o homem à nossa imagem. Olhem o que diz no versículo 27: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”, cadê a semelhança?"
- O Senhor quer dizer que Deus não criou o homem imagem e semelhança? Perguntou a menina.
- A Bíblia está dizendo que primeiro Ele criou o homem à sua imagem, e que no segundo tempo lhe daria a sua semelhança. Respondeu o pai com segurança.
- Quem inventou o futebol deve ter entendido isso pai! -Disse o menino dando risadinhas – Primeiro e segundo tempo.
Rimos gostosamente.
- Que isso menino? Brincou o pai continuando o ensino, pois os alunos estavam bem atentos.
- Mas no primeiro tempo houve uma falta grave, e a semelhança chegou bem mais tarde! Houve uma prorrogação do primeiro tempo. Disse ele querendo manter o clima alegre. – Para Adão receber a semelhança do Altíssimo, tinha que crer na Palavra de Deus, mas ele não creu. Então ele foi substituído no segundo tempo pelo segundo Adão, que é Cristo Jesus.
Ah amor, fala direito! Observei. – Só sei que quando a bola toca a rede é gol, é tudo o que entendo de futebol.
- Quando Satanás viu todos aqueles preparativos para a chegada do novo ser que iria ocupar tão excelente posição, desejou tal posição para si. Fez cálculos e achou que para adquirir a semelhança do Altíssimo, pois é um posição superior a de anjos, deveria subir. Ele se enganou RE-DON-DA-MEN TE. Deixou seu principado, a posição para qual foi estabelecido, ou seja, a sua função de segurança, e lançou-se na empreitada de se assentar no monte da congregação nas extremidades do norte. O plano parecia possível ao querubim da guarda e a uma terça parte dos anjos que ele conseguiu atrair. Abra a Bíblia no último livro, filho. Apocalipse 12:4 e leia para nós. Mandou ele.
O que alegra este homem é poder mostrar as verdades na Bíblia. Pensei comigo. Toda vez que ele tem a oportunidade de nos mostrar passagens bíblicas, dá para perceber seu semblante iluminar.
- E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra... Leu o menino em voz alta.
- Diferentemente do que Satanás pensava que tinha que subir acima dos seus companheiros para alcançar a SEMELHANÇA de Deus, foi necessário que Deus descesse para dar ao homem sua SEMELHANÇA. – Este grande engano causou a morte de Satanás. E, mesmo depois de separado de Deus, ele se esforçou para que o homem também não alcançasse a semelhança, sabendo que o homem foi criado para este propósito. Isso não se parece com inveja? Não parece inveja a atitude, até hoje, dele ficar em derredor dos salvos, rugindo, buscando a quem possa tragar? Perguntou o pai já em tom de discurso.
- Parece, pai, parece. Disse o menino e a menina juntos.
- Vamos verificar no dicionário o que é inveja? Perguntei com os olhos mais abertos que o normal.
- Eu busco, mãe. Meu filho se prontificou.
Em poucos minutos, estávamos focados no dicionário, procurando a palavra inveja na letra i.
invejain.ve.ja
sf (lat invidia) 1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem. 2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. 3 O objeto que provoca esse desejo. Var: invídia.
- Nosso Deus! Satanás se enquadra mesmo no termo inveja! Observei um tanto impressionada. – Quão grandes coisas preparou Deus para nós.
- Pai, se um anjo especial, e bota especial nisso, teve inveja do que Deus preparou para nós, então... Disse nossa filha não encontrando palavras para terminar o raciocínio.
- Lúcifer rejeitou seu principado para lançar mão de uma posição que ele desconhecia e não sabia como alcançar. Lembram-se que era um mistério oculto? Mas, ele sabia que era a posição mais elevada entre as criaturas de Deus. E vocês sabiam que esta posição é tão elevada que é o ponto central do propósito eterno?!
- Eu não sabia, nem sei o que é propósito eterno. Mas se o próprio Deus teve que descer até esta Terra para nos trazer sua semelhança, então eu creio sim, que é a posição mais elevada e mais maravilhosa das criaturas de Deus! Quase bradou a menina com grande alegria.
- Pensava que seríamos anjos, - disse o menino com olhar parado e as mãos postas como se estivesse orando – Mas seremos mais do que anjos!
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" ( 1 Jo 3:2 ) - Declamou nosso ilustre professor – Seremos semelhantes a Cristo!
Após um breve silêncio, o meu marido continuou: -Agora acompanhem o meu raciocínio: se Cristo é mais sublime que os céus, como diz a bíblia "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus" ( Hb 7:26 ), nós seremos...
- Mais sublimes que o céu, pai? Concluiu e perguntou a minha filha.
-E é esta semelhança que Deus quis dar a nós, os que cremos em Cristo Jesus como diz as escrituras... Mais sublime que os céus!... Mas isto é assunto para outra aula. Concluiu o pai.
Depois de ter ouvido uma palavra tão maravilhosa, só nos restou cantar diversas vezes...
Então minh’alma canta a ti Senhor
Grandioso és Tu, grandioso és Tu.

fonte google