A Doutrina da Trindade




A doutrina da trindade é muito combatida por alguns grupos religiosos, mas seria esta doutrina bíblica?

Existem 03 versículos no Novo Testamento que deixam isso claro.

Mateus 28:19 "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"

I João 05:07-08 "Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito."

Logo, a doutrina da Trindade é bem clara e definida, mas estes grupos continuam a atacar este ensino. Os grupos que tratarei, são: Os Mormóns, Testemunhos de Jeová e os Unicistas.

Os Mormóns - Acreditam na Trindade, mas como sendo três deuses, o que não é verdade, pois, na Bíblia, não há espaço para três deuses.

"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" I Timóteo 02:05.

Logo, este ensino dos Mormóns é herético e espúrio.

As Testemunhas de Jeová - Não acreditam na Trindade, e a excluem, usam argumentos "torcendo" as Escrituras.

Dizem que Jesus seria "um deus", mas como eu já expliquei, não há espaço na Bíblia para "um deus", logo, este ensino é incorreto! Mas vou descrever aqui o que a escritura dos Testemunhos de Jeová diz sobre Jesus:

I João 05:20 "...E nós estamos em união com o verdadeiro por meio do seu Filho Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

Com isso, fica claro, que a Bíblia das Testemunhas de Jeová afirma ser Jesus o Deus Verdadeiro!

Mas, vamos ler ainda outro versículo:

João 20:28 "Em resposta, Tomé disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus!"

Com este versículo, as Testemunhas de Jeová, têm que assumir que a Bíblia deles assume que Jesus é Deus!

Leia mais na sua Bíblia: Tito 02:13 / II Pedro 02:01.

Mas este ensino herético, já era profecia! Veja o que diz a Bíblia deles:

Judas 01:04 "A minha razão é que se introduziram sorrateiramente certos homens que há muito têm sido designados pelas Escrituras para esse julgamento, homens ímpios, que transformam a benignidade imerecida de nosso Deus numa desculpa para conduta desenfreada e que se mostram falsos para com o nosso único Dono e Senhor, Jesus Cristo."

Este versículo mostra então que surgiriam mesmo homens ímpios que negam o amor de Deus e e mostram falsos para como o nosso Dono e Senhor Jesus Cristo.

Veja mais um versículo sobre isso:

II Pedro 02:01 "No entanto, houve também falsos profetas entre o povo, assim como haverá falsos instrutores entre vós. Estes homens introduzirão quietamente seitas destrutivas e repudiarão até mesmo o dono que os comprou trazendo sobre si mesmos uma destruição veloz."

Quem é nosso Dono, conforme lemos em Judas 01:04? Jesus Cristo! Logo, as Testemunhas de Jeová são estas seitas destrutivas que negam até mesmo o Senhor que nos comprou, e tudo isso está escrito na escritura deles!

Os Unicistas: Também não crêem na doutrina da trindade. Para eles, Jesus seria o Pai, e o Espírito Santo também seria Jesus. Eles usam alguns versículos para tentar provar isso.

A Bíblia das Testemunhas de Jeová diz: Isaías 09:06 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos de; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

Então a Bíblia das Testemunhas de Jeová diz que Jesus é Deus Poderoso!

Mas os unicistas usam este versículo para dizer que Jesus seria nosso Pai, mas este versículo diz claramente que Jesus é o Pai Eterno, ou seja, Pai da eternidade, e não diz nada que indique ser Jesus nosso Pai ! Logo, os unicistas estão também "...enganando e sendo enganados." II Timóteo 03:13.

Jesus não é o Pai - Se Jesus fosse o Pai, com quem Ele conversou em João 17 e em outras orações ? Se Jesus fosse o Pai, como Ele disse: "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai." Mateus 24:36.

Jesus não é o Espírito Santo - Se Jesus fosse o Espírito Santo, blasfemar contra Jesus também seria blasfemar contra o Espírito, mas Jesus disse que há uma diferença:

"Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão." Lucas 12:10.

E além disso, Jesus disse que o Espírito Santo é outro consolador: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" João 14:16.

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" Mateus 28:19. As palavras "e do" mostram que há uma distinção entre os três, mas no mesmo tempo os três são um: "Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um." I João 05:07.

A Bíblia diz que temos o Deus Pai (Gálatas 01:03), logo, se Jesus é Deus, logo Ele é o Deus Filho.

O Espírito Santo é Deus: "Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus." Atos 05:03-04.

Está é a doutrina da trindade, clara e bem definida.

As Testemunhas de Jeová não adoram a Jesus, mas a Bíblia diz que homens, mulheres, anjos e até demônios adoram a Jesus, veja: Mateus 02:11/ 08:02/ 15:09/ 20:20/ Marcos 05:06/ Lucas 24:52/ João 09:38/ Hebreus 01:06/ Apocalipse 04:10 e 05:14.

Características da Trindade:

Deus é a verdade: Jeremias 10:10; Deus é Eterno: Isaías 40:28;

Jesus é a Verdade: João 14:06; Jesus é Eterno: I Timóteo 06:16;.

O Espírito Santo é a Verdade: João 14:17; E Eterno: Hebreus 09:14;

" e os três estão de acordo." I João 05:07-08.

O Pai é o Criador - Gênesis 01:01 "No princípio, criou Deus os céus e a terra."

O Filho é o Criador - João 01:03 "Todas as coisas foram feitas por ele..."

O Espírito é o Criador - Jó 33:04 "O próprio espírito de Deus me fez" Salmo 104:30 "Se envias teu espírito, são criados; e faz nova a face do solo."

O Pai é Eterno (Isaías 40:28); O Espírito Santo é Eterno (Hebreus 09:14).

Jesus é Eterno: "Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos" Apocalipse 01:18. O Único Eterno: "o único que possui imortalidade" I Timóteo 06:16, e os anjos O adoram: "...e adoram Aquele que vive para todo o sempre" Apocalipse 04:10.

"e os três estão de acordo." I João 05:07-08. Sendo assim, não são três deuses, mas somente Um que é Todo-Poderoso: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra." Mateus 28:18.

Como entender a Trindade?

* O ovo é constituído por 03 partes = casca, clara e gema, mas eu digo: "um ovo".

* Tenho dois sapatos nos meus pés, mas eu digo: "um par de sapatos". Assim como não tem como eu colocar meu sapato esquerdo no pé direito, assim também não tem como eu colocar Jesus no lugar do Pai.

* Um casal (de pessoas casadas) são uma só carne, mas não estão sempre no mesmo lugar.

* Nós somos feitos a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 01:27), nós também somos uma trindade.

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." I Tessalonicenses 05:23.

O diabo gosta de imitar: ele já imitou o louvor, a igreja, o batismo, a ceia... e imitou também a trindade.

Acompanhe um parábola que o Senhor Jesus nos contou, e podemos a encontrar em 03 Evangelhos:

"Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho" Mateus 13:19.

"São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles." Marcos 04:15.

"A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos." Lucas 08:12.

Perceba: maligno, satanás e o diabo. E estes são um! Invejoso!!

Leia também Apocalipse 13, e veja a trindade maligna.

Outros versículos que provam a doutrina Trindade:

Gênesis 01:26 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem" Perceba que o verbo "fazer" está no plural.

Gênesis 11:07 "Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro." Aqui o caso é o mesmo, se não existisse a Trindade, não estaria escrito "desçamos e confundamos" mas sim "descerei e confundirei". Não há como sobrar dúvidas.

Romanos 15:16 "que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo."

Romanos 15:30 " E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus"

I Coríntios 12:04-05-06 "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." -- " E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo." -- "E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos."

"eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas." I Pedro 01:02.

Importante: Em nossa oração, também podemos encontrar a Trindade, mas é errado terminar a oração dizendo: "em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo." A nossa oração deve ser feita ao Pai, em Nome de Jesus e o Espírito Santo nos ajuda a pedir como convém.

Jesus é chamado de mais de 200 vezes de "Filho" e nunca de nosso Pai. Jesus mesmo referiu mais de 200 vezes ao Pai, como sendo alguém distinto Dele. E em mais de 50 versículos podemos observar o Pai e a Jesus ao Seu lado.

Esta é a doutrina da Trindade, muito mal entendida, mas bíblica, por isso, envie este e-mail para os seus conhecidos, para que eles também descubram esta verdade, e não sejam persuadidos pelo engano.

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!" II Coríntios 13:13.

Informações sobre os Mórmons retirada de "O livro de Mórmon - o outro testamento de Jesus Cristo" páginas 210 e 211 da lista de verbetes.

Pergunto: Outro evangelho de Jesus Cristo? "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." Gálatas 01:06-09.

"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis." II Coríntios 11:04.

Fonte das citações quanto aos testemunhos de Jeová: Tradução do novo mundo das Escrituras Sagradas - Revisão de 1986. - Salvo todos os grifos, que são de minha parte para facilitar a compreensão.

"para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro." Efésios 04:14.

"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo." II Coríntios 11:03.