Estamos sendo vigiados? (Parte III – Celulares)

Hoje em dia a esmagadora maioria das pessoas não sai de casa sem celular, e a grande parte dessas pessoas não utiliza o celular somente para conversas, sobretudo com a popularização de smartphones em todo o mundo. Será que essa é uma boa porta de entrada para espionagem?
Espionagem
Existem equipamentos como IMSI Catcher que são capazes de interceptar ligações, outras tecnologias, como o IMSI Catcher, pode mandar SMS e ligações falsas, além de grampear o aparelho forçando a gravar os sons e transmiti-los ao interceptador. Nada na tecnologia é 100% seguro.
E caso alguém queira saber sua localização não terá tanto trabalho. Nossos celulares estão sempre enviando sinais a várias torres em volta para encontrar o sinal. Em grandes cidades, como São Paulo, existem várias torres não tão longes uma das outras, sendo comum nos conectar a mais de uma.  Então é possível saber qual torre seu celular se conectou e está usando.
De acordo com o site Wikileaks, governos de vários países, inclusive no Brasil, possuem um sistema de espionagem em telefones celulares, computadores e perfis de redes sociais.
“Na prática, essa indústria [de espionagem] não é regulamentada. Agências de inteligências, forças militares e autoridades policiais podem, de forma silenciosa, em massa e secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem a ajuda ou conhecimento de empresas de telecomunicações. A localização física do usuário pode ser traçada se ele tiver um telefone celular, mesmo que o aparelho esteja em stand by”, explica o documento do Wikileaks.
Quartos com equipamentos de escuta foram encontrados no ano passado quando os ditadores do Egito e Líbia caíram. Isso fazia parte do sistema responsável pelo monitoramento de cidadãos pelo telefone e internet.
E você, leitor, o que acha disso tudo?

FONTE GOOGLE