O que é a Maçonaria?

Um local onde velhinhos aposentados frequentam para passar o tempo? Uma sociedade que guarda vários segredos sobre a humanidade? Adoradores do diabo? Ou simplesmente um local onde se pratica os bons costumes esquecidos pelo ser humano? Para entender, a mais discreta e desconhecida sociedade do mundo é necessário ir muito mais longe, e analisar vários pontos de vista, pois por ser muito discreta a Franco Maçonaria levanta muitas dúvidas a respeito do porque de sua existência, do seu real objetivo na Terra. Nesse artigo analisaremos resumidamente todos os pontos de vista conhecidos sobre a maçonaria e deixaremos a seu critério decidir qual ponto de vista é o mais plausível, e aceitável, para classificar essa enigmática sociedade.
Maçonaria

Como a maçonaria se enxerga:

Uma sociedade discreta, na qual participam homens de bem e praticante dos bons costumes, que se tratam entre si por irmãos. E que praticam em suas lojas (templo): ‘aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica’. ’Portanto a maçonaria é uma sociedade fraternal. Que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social’. E seus conhecimentos, denominados secretos, são repassados aos membros conforme seu merecimento e o grau de hierarquia em que este estiver dentro da fraternidade.

Requisitos para se tornar um Maçom:

  • Receber um convite direto de um maçom para se tornar membro de uma loja
  • Acreditar na existência de um Deus, independente de qual for a religião do candidato. Esse Deus dentro da Fraternidade deve ser chamado apenas de “O Grande Arquiteto do Universo” para não ferir as possíveis crenças de outros membros.
  • O candidato passa por uma rigorosa avaliação, como consulta de antecedentes criminais e até mesmo as vezes em órgãos de proteção ao crédito, para avaliar sua postura perante a sociedade.
  • O candidato deve jurar em um ritual de iniciação jamais revelar os conhecimentos que lhe foram repassados pela maçonaria.

Como surgiu a Maçonaria:

Explicar a origem da maçonaria é o mesmo que tentar explicar o que há além do universo. Nem mesmo os próprios maçons chegam a um consenso a respeito de suas origens. Mais o mais aceitável é que tenham tido origem de uma espécie de associação de pedreiros medievais, que guardavam grandes segredos da construção, e acabou por tornar-se o que é hoje com o passar dos séculos…

Supostas conspirações maçônicas:

Para melhor entender as conspirações de que são acusados os maçons, e necessário dividir em três grupos tais acusações e citar apenas uma de cada grupo, caso contrário esse artigo seria infinito, vamos aos grupos:
Políticas (normalmente envolvendo alegações de controle do governo, especialmente nos EUA e Reino Unido), religiosas (normalmente envolvendo acusações de anticristianismo ou crenças e práticas satânicas) e culturais (normalmente envolvendo o entretenimento popular). Muitos escritores de teorias conspiratórias têm ligado os maçons (e os Cavaleiros Templários) com a adoração do diabo.
A principal teoria conspiratória politica envolvendo os maçons, e que tem mais ligação com o nosso país é que: maçons se infiltraram em partidos revolucionários de esquerda no Brasil durante a Ditadura Militar e entregaram a identidade de membros. É atribuído aos maçons o vazamento de planos de ação ao DOPS e a consequente emboscada à Carlos Lacerda. Também há indícios que a Maçonaria se infiltrou em Cuba para planejar o assassinato de Fidel Castro.
Religiosamente falando a principal teoria é que: a Maçonaria guarda o segredo da Origem do Universo, da Vida e tudo mais que lhes foi revelado no Templo de Salomão e guardado até os tempos modernos./ Que são adoradores do Diabo/Lúcifer
E na cultura popular as afirmações mais famosas são que:
  • Os membros da maçonaria fazem um pacto de sangue na cerimônia de iniciação onde também são presenciados supostos ferimentos provocados com armas brancas. Há também relatos de tiros de armas de fogo.
  • Os templos maçons são construídos sob sigilo absoluto e com isolamento acústico para evitar que gritos e cânticos entoem para o ambiente externo da loja.
  • Os membros da maçonaria são vigiados e tem suas famílias vigiadas; sigilos telefônico e postal são quebrados pela loja.
  • Evitam entrar numa Igreja ou templo de adoração a Cristo e só se retiram andando de costas (nunca dar as costas ao inimigo).
  • Não são aceitos pobres na maçonaria, para ser candidato é preciso ter uma ficha limpa, boa imagem e sobretudo já estabelecido socialmente e financeiramente; Tendem a ser escolhidos homens de cargos gerenciais, profissionais liberais e que exerçam funções chave na sociedade (delegados, médicos, juízes, governantes).
  • Se um Maçon revelar segredos da Maçonaria a outras pessoas ou até membros de sua família ele padece misteriosamente de uma doença até a morte rápida; pessoas que sabem dos segredos passam a ser perseguidas e chantageadas, há relatos de esposas e filhos que enriqueceram após a morte do marido/pai maçon que teriam supostamente feito um acordo com a loja.
Talvez essas sejam as principais teorias conspiratórias de que são acusados os maçons, obviamente tirando os conspiracionistas que acusam os maçons de estarem unidos com os Illuminatis para a implantação da Nova Ordem Mundial, ou até mesmo de serem eles os “próprios Illuminatis”, não havendo distinção entre as duas entidades…

Como as religiões veem a Maçonaria:

Catolicismo: – Em 28 de abril de 1738 a Ingreja Católica se opôs radicalmente a maçonaria através da bula Apostolatus Specula, formulada pelo Papa Clemente XII. Mas o Papa que mais perseguiu a maçonaria foi o Papa Leão XIII, que formulou mais de 20 condenações. E a última condenação feita por parte do Catolicismo à maçonaria data de 1902, com a encíclica Annum Ingressi. Mesmo com tanta repressão por parte da igreja é comum ver membros do catolicismo, como bispos e padres, que são membros da maçonaria…
Protestantismo: O protestantismo, desde sua reforma renega a maçonaria. Como segundo dizem os protestantes, sua única fonte de conhecimento aceitável é a bíblia, e como não há citações na biblía a respeito da maçonaria ela é ferrenhamente julgada como “adoradores do Diabo” por quase todas as igrejas protestantes existentes…
Espiritismo: Há um forte laço entre os Kardecistas e os Maçons, sendo que grande parte dos maçons são Kardecistas, talvez até a maioria, perdendo em numero apenas para os Deístas. É muito comum ver obras Kardecistas em lojas maçonicas…
Judaísmo: Muitas pessoas afirmam que a raiz dos princípios éticos maçônicos foram inspirados pelo judaísmo, porem o mais correto a afirmar seja que foram inspirados pelo Antigo Testamento. Atualmente há muitos Judeus em elevados graus na maçonaria.
Considerações: A maçonaria possui cerca de 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 – (58%)- nos Estados Unidos – USA, 1,2 -(22%) – no Reino Unido e 1,0(20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4.700 Lojas.
E você leitor, o que pensa sobre a maçonaria? Não deixe de comentar!

FONTE GOOGLE