COMO DEUS PREPARA SEUS OBREIROS





COMO DEUS PREPARA SEUS OBREIROS
Texto - Mt 25:14-30 – 1Tm 3:1-13 – Tt 1:5-16
1. MOISÉS PARA ENFRENTAR FARAÓ PARA LIBERTAR OS FILHOS DE ISRAEL DO EGITO:
- Ex 3:4-6 - E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. Ex 3:10-12 - Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

A principal credencial do obreiro do Senhor está na sua abnegação, sua humildade e interesse pela obra – a exemplo disto temos Jeremias em seu livro capítulo 1 versículo 6: Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.

Nem sempre uma demonstração de predisposição, ou muito interesse evidencia aptidão para o ministério, exemplo: E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça - Lucas 9:57-58.

2. GIDEÃO DIANTE DO MIDIANITAS:
– Jz 6:14-16 - Então, o SENHOR olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ELE LHE DISSE: AI, SENHOR MEU, COM QUE LIVRAREI A ISRAEL? EIS QUE A MINHA FAMÍLIA É A MAIS POBRE EM MANASSÉS, E EU, O MENOR NA CASA DE MEU PAI. E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem. Jz 7:16-17 - Então, repartiu os trezentos homens em três esquadrões; e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas neles acesas. E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu ao extremo do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós.

“E ELE LHE DISSE: AI, SENHOR MEU, COM QUE LIVRAREI A ISRAEL? EIS QUE A MINHA FAMÍLIA É A MAIS POBRE EM MANASSÉS, E EU, O MENOR NA CASA DE MEU PAI”.
Esta declaração de Gideão foi a que Deus precisava ouvir para credenciá-lo como um obreiro que daria conta do ministério que doravante lhe seria confiado.
3. JOSUÉ SUCEDE MOISÉS EM SEU MINISTÉRIO:
- Js 1:1-3 - E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Credenciais as mais autenticadas foi o que não faltou para Josué suceder Moisés como líder de Israel. Sua qualificação para isto era a mais completa, visto que Deus para isto o escolheu (Nm 27:18-23). Ele era uma das duas testemunhas oculares vivas das dez pragas, bem como da libertação do Egito – sua experiência foi adquirida no labor, visto ter sido ele o fiel companheiro e ajudante de Moisés por 40 anos. Além disto, dos 12 espias, somente ele e Calebe mostraram completa confiança de que Deus o Pai os acompanharia até a conquista da terra prometida. Seu apoio a Moisés, sua dedicação por 40 anos o qualificava como um homem preparado em todos os aspectos para assumir o comando da nação. Que privilégio! Que reconhecimento da parte de Deus! Quantas credenciais legitimamente autenticadas! Não precisou de campanha política. Deus votou nele, e quando Deus vota favorável o candidato tem cem por cento de aprovação.
4. ELIAS É PREPARADO PARA LUTAR CONTRA ACABE, JEZABEL E OS PROFETAS DE BAAL:
1Rs 17:2-6 Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. O RIBEIRO SECOU-SE. 1Rs 17:8-11; 12-16 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.
1Rs 17:23-24 - E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço, agora, que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.

“DEPOIS, VEIO A ELE A PALAVRA DO SENHOR, DIZENDO: VAI-TE DAQUI, E VIRA-TE PARA O ORIENTE, E ESCONDE-TE JUNTO AO RIBEIRO DE QUERITE, QUE ESTÁ DIANTE DO JORDÃO. E HÁ DE SER QUE BEBERÁS DO RIBEIRO; E EU TENHO ORDENADO AOS CORVOS QUE ALI TE SUSTENTEM. FOI, POIS, E FEZ CONFORME A PALAVRA DO SENHOR, PORQUE FOI E HABITOU JUNTO AO RIBEIRO DE QUERITE, QUE ESTÁ DIANTE DO JORDÃO. E OS CORVOS LHE TRAZIAM PÃO E CARNE PELA MANHÃ, COMO TAMBÉM PÃO E CARNE À NOITE; E BEBIA DO RIBEIRO”.

Elias teve os urubus como garçons! Há momento em que o obreiro precisa se esconder – sumir – entrar em uma caverna, para um divã com Deus. Escondido ali, junto ao Ribeiro de Querite, Elias freqüentava a mais renomada faculdade – nos recônditos, escondido com Deus – assim ele pode adquirir capacidade para vencer Acabe, Jezabel e seus profetas e ainda ressuscitar um menino.
17. NEEMIAS PARA RECONSTRUIR JERUSALÉM:

- Ne 2:19-20 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.

As principais credencias de Neemias:
- Ele era sensível e tinha o coração na obra – Nee 1:4-5;
- Ele era persistente na oração – Nee 1:11;
- Ele era submisso e sabia como se dirigir às autoridades superiores – Nee 2:5-8;
- Ele não era precipitado. Primeiro uma avaliação para depois entrar em ação – Nee 2:11-15;
- Ele convocou seus companheiros – Nee 2:17;
- Ele sabia lidar com os adversários – Nee 2:20; 4:8-9;
- Ele reconhecia sua dependência de Deus – Nee 4:20;
- Ele conhecia de estratégias, bem como sabia trabalhar em equipe – Nee 4:19-22;
- Ele tinha consciência de que autoridade ministerial não se impõe, mas se adquire, mediante o aprendizado com o Espírito Santo de Deus – Nee 4:22-23;
- Ele não aceitava injustiça – Nee 5:1-9;
- Ele não dava ouvidos a falsos profetas; não se acovarvada e nem cometia loucuras (...) Nee 6:8-11;
- Ele era organizado, pois trazia tudo devidamente catalogado – Nee 7; 10; 11; 12;
- Ele não aceitava mistura entre o santo e o profano e nem abusos na Casa de Deus – Nee 13.
- Ele reconhecia que a primazia sobre todas as coisas era da Palavra de Deus – Nee 8:1-9;
- Ele fazia com que o povo reconhecesse a necessidade de arrependimento, quebrantamento e confissão a Deus – Nee 9:1-38;
18. DANIEL LEVADO AO CATIVEIRO NÃO ACEITOU CONTAMINAR:

- Dn 1:3-4 E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.

O rei incrédulo mostrou-se muito exigente quanto a escolha dos jovens, pois ele pretendia educá-los segundo os modos palacianos. Todavia, Daniel assentou-se em seu coração a autodeterminação de não se contaminar com os manjares do rei, bem como, com nenhum dos seus costumes. E com isto venceu todos os obstáculos, assim como seus companheiros; chegando a ser reconhecido como o homem no qual havia um espírito excelente, e segundo Belsazar, nele havia o espírito dos deuses, neste caso, com relevo o Deus único e eterno que refletiva pelo testemunho de Daniel.

19. JEREMIAS O PROFETA DO CATIVEIRO BABILÔNICO:

- Jr 1:6-7 Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
20. JOÃO BATISTA O PRECURSOR DE JESUS:

- Mt 3 – Alimentação: gafanhoto, mel silvestre – Vestimenta: pele de cordeiro e cinco de couro – Ministério: austero, incisivo, corajoso, cumpridor do seu ministério com excelência, intransigente com o que contrariava seus princípios, teve cabeça em prato, mas, não cedeu ao diabo.
21. OS DISCÍPULOS:

- Lucas 10:3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
22. DAVI É UNGIDO REI:
Em poucas palavras se resume o ministério deste denodado homem de Deus:
Salmos 27:4 Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.

Salmo 51: 9-13 Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Salmos 55:6 Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso.

1Sm 16: 1 Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
2 Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então, disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
3 E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
4 Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém. Então, os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
5 E disse ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou ao sacrifício.
6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.
7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
8 Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
9 Então, Jessé fez passar a Samá, porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes.
11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12 Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
13 Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.
- É DEVER DO OBREIRO EVITAR O ESCÂNDALO

Colossenses 4:5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.
1 Ts 4:12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma.
1 Timóteo 3:7 Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.

- SEGUIR APÓS JESUS

Marcos 1:17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.
Marcos 8:34 E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Lucas 14:26 Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:27 E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:33 Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
- SERVIR COM ABNEGAÇÃO

Lucas 9:58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
2 Timóteo 4:5 Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
João 16:33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
- SER PERSISTENTE

Lucas 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
- PRIMAR PARA SER HONRADOEfésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
1 Timóteo 5:17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.
Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
Hebreus 13:17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
- SER MANSO

Mateus 5:41 e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Lucas 6:29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses.
1 Coríntios 10:32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
2 Coríntios 6:3 não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado.
Filipenses 1:10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo,
Marcos 9:42 E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma grande pedra de moinho e que fosse lançado no mar.

fonte google