CONSIDERAI-VOS UNS AOS OUTROS





CONSIDERAI-VOS UNS AOS OUTROS
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34.


INTRODUÇÃO
Não no sentido de ab-rogar a lei, mas, de cumpri-la, Jesus trouxe a este mundo a expressão maior do amor de Deus, livrando assim os transgressores do castigo e da morte, reintegrando os marginalizados ao convívio com a sociedade, admoestando-os a amar uns aos outros, demonstrando ainda que a prática do amor ao próximo deve ser em todos os momentos e em quaisquer circunstâncias da vida – para exemplo de todos, no momento de sua maior agonia na cruz; tendo à sua disposição doze legiões de anjos para defendê-lo dos seus algozes, ele intercede: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas 23:34). Em Cristo, Deus restituiu ao homem tudo quando este havia desconsiderado e consequentemente perdido: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância. anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam”. (Atos 17:30). Arrependimento não é um ato de sacrifício, mas de amor, é uma demonstração pura e simples de quebrantamento e reconhecimento da dependência que temos de Deus. Na Nova Aliança, temos liberdade em Cristo; temos um caminho aberto, acessível a todos quantos optarem a passar por ele, e o sacrifício para isto é somente reconhecer o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus e seguir após ele. O arrependimento leva o mais vil pecador a entender a necessidade da confissão e do perdão, da renúncia, e com isto uma intimidade mais estreita com Deus e uma liberdade maior no momento da oração – concernente a isto, assim nos diz a Palavra de Deus:
SOBRE CONSIDERAR UNS AOS OUTROS:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tiago 5:16).


“Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros”. (Tito 3:3).

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”. (Hebreus 3:13).

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras”. (Hebreus 10:24).

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”. (Hebreus 10:25).

“Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro.” (1 Pedro 1:22).

“Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. (1 Pedro 5:5).
Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém! 1 Pedro 5:14

“E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros”. (2João 1:5).

Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 1 João 3:11

E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. 1 João 3:23

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 1 João 4:11

Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade. 1 João 4:12

E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. 2 João 1:5
SOBRE O ARREPENDIMENTO


O arrependimento é a decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (Mt 3:2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3:9). O complemento do arrependimento é a FÉ. E os dois juntos constituem a CONVERSÃO.

É bom ressaltar que o arrependimento não é aquele remorso atormentador, aquele senso de culpa por mal ou crime praticado e que a pessoa ainda não sente o alívio do Perdão de Deus (RA Mt 27:3). Em tese, o remorso se diferencia do ARREPENDIMENTO, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo, ficando de uma vez por todas aliviado das práticas abomináveis dantes cometidas por falta do conhecimento da verdade que liberta.


- “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”. (Mateus 9:13).

Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados. (Marcos 1:4).

“E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados”. (Lucas 3:3).

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai, porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. (Lucas 3:8).

“Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5:32).

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. (Lucas 15:7).

“E, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”. (Lucas 24:47).
“Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados”. (Atos 5:31).

“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”. (Atos 11:18).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

SOBRE A CONFISSÃO
Confissão é o ato de declarar o que se crê ou sabe. A pessoa confessa os seus pecados (Sl 32:5) e afirma que crê em Deus poderoso e Salvador (Rm 10.9-10).
É o ato de CONFESSAR (RA 2Co 9:13; 1Tm 6:12; Hb 3.1; 4:14; 10:23). É o meio pelo qual o infrator mediante o arrependimento o faz ao ministro religioso (confessor) que é o representante de Deus entre os homens; tendo recebido de Jesus a autoridade de no nome dele perdoar – conforme nos afirma a Palavra: - Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos. (RC João 20:23), devendo todavia o ministro a responsabilidade de sob as duras penas lei, manter o sigilo absoluto da confissão que foi feita a ele, sendo considerado pelo que confessou como representante de Deus. Nem mesmo sob inquirição judicial o ministro poderá revelar o que ouviu do que a ele confiou seus segredos, podendo o ministro sofrer inflicção jurídica caso venha quebrar o sigilo a ele confiado.
Segundo a Palavra de Deus confissão é também o testemunho que se dá da realeza de Cristo (1Tm 6:13; Jo 18:33-3).

“Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus”. (Daniel 9:20).


“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tiago 5:16).
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. (Provérbios 28:13).

SOBRE O PERDÃO:
Perdoar é uma virtude própria dos que consideram os outros, sabendo da falibilidade de cada um – perdão é o abandono de ressentimento e de desejo de vingança em relação a um ofensor. Para que o perdão seja completo, o ofensor deve confessar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida. O resultado do perdão é o restabelecimento da amizade entre as partes. Todavia, o perdão deve ser praticado sem reservas, sem qualquer tipo de restrição. Caso o ofensor volte a cometer a mesma ou outra ofensa, aquela que foi perdoada jamais deverá ser lembrada; lançada em rosto ao ofensor. Deus perdoa os nossos pecados porque Jesus pagou por eles (NTLH Cl 1:14; 3:13). E Deus nos perdoa à medida que nós perdoamos os que nos ofendem (Mt 6:12). Se Deus nos perdoa à medida que perdoamos nossos semelhantes, devemos então, perdoar a todos, afinal de contas, perdoar é bom até para nossa própria saúde. O não perdoar é como uma panela de pressão com a válvula obstruída, que com certeza vai explodir. No caso do ser humano essa explosão é manifestada através de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), de um infarto no miocárdio, câncer, gastrite e úlcera estomacal, envelhecimento precoce, ira, mau humor constantemente, distúrbio neurológico, e o que é pior essa pessoa jamais poderá contar a resposta de Deus às orações.

“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos”. (Marcos 11:25).

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós”. (Mateus 6:14).

“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”. (Mateus 6:15).

“Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas”. (Mateus 18:35).

“Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”. (Marcos 11:26).

“Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos”. (João 20:23).

“E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás”. 2 Coríntios 2:10.

“De maneira que, pelo contrário, deveis, antes, perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja, de modo algum, devorado de demasiada tristeza”. (2 Coríntios 2:7).
SOBRE A RENÚNCIA:

Nestes termos, renúncia é o ato de sacrificar-se, mortificar-se, em benefício da obra de Deus, do próximo, da pessoa; abdicar dos seus direitos quando por razão prejudicará o seu próximo e principalmente em se tratando dos domésticos da fé. Como nos recomendou o divino Mestre em seu Evangelho, segundo Mateus 5:38-47- Referências: Ex 21:23-25; Lv 24:19-20; Dt 19:21.
- “Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim”?

Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me. (Mateus 16:24).
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente. (Tito 2:12).

Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lucas 14:11).


Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Amós 3:3).

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. João 13:14


“Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”. João 15:17

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. Romanos 12:10

“Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão”. Romanos 14:13

“Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam”. Romanos 16:16

“Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo”. 1 Coríntios 16:20

“Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo”. 2 Coríntios 13:12

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade. Gálatas 5:13

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Gálatas 5:15

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efésios 4:2

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:26

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efésios 4:2

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32

sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:21

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. Colossenses 3:9

Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13

Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. 1 Ts 5:11

Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém! 1 Pedro 5:14

Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 1 João 3:11

E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. 1 João 3:23

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 1 João 4:11

Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade. 1 João 4:12

E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. 2 João 1:5

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:22
CONCLUSÃO:

Considerar uns aos outros é ter disposição firme e constante para a prática do bem, não somente dos nossos amigos, mas também daqueles que se tornaram nossos inimigos; é saber que o único dono da razão é Jesus – e que nossa luta deve ser voltada a tornar-nos aptos a habitar na eternidade com Jesus, e que a vida aqui é passageira – não valendo a pena em detrimento da herança eterna pleitearmos por causas, que vale mais a pena “perder”.

fonte google